domingo, 2 de março de 2008

MARVÃO

Marvão é uma Vila Portuguesa no Distrito de Portalegre região Alentejo e subregião do Alto Alentejo, com cerca de 645 habitantes.
É sede de um
município com 154,85 km² de área e 4.029 habitantes (2001), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sul e oeste pelo município de Portalegre e a noroeste por Castelo de Vide.

O Castelo de Marvão ergue-se sobre uma crista quartzítica, na cota de 850 metros acima do nível do mar, encerrando em seus muros a vila medieval. Os seus muros, reforçados por torres, distribuem-se em linhas defensivas concêntricas:

Marvão deve o seu nome a Ibn Marwan al-Yil'liqui «O Galego» (morto c. 889), líder de um movimento sufista, no Al-Andaluz, que pegou em armas contra os emires de Córdova e criou uma espécie de reino independente sediado em Badajoz até à instauração do califado de Córdov em 931.

Pouco se sabe quanto à primitiva ocupação humana de seu sítio, possivelmente um castro pré-histórico. À época da Invasão romana da Península Ibérica, alguns autores defendem ser esta a povoação romanizada que os Lusitanos denominavam como Medobriga, que, objecto de disputa entre as forças de Pompeu e de Júlio César, foi conquistada por tropas deste último sob o comando do propretor Caio Longino, em meados do século I. O interesse pela povoação derivava principalmente por ser vizinha à estrada romana que ligava Cáceres a Santarém, na altura da ponte que cruzava o rio Sever (Ponte da Portagem).
Embora não hajam maiores informações acerca do período das invasões de
Suevos, Visigodos e Muçulmanos, entre 876 e 877 aí se instalou Ibn Marwan, sendo o local conhecido já no século X como Amaia de Ibn Marwan ou Fortaleza de Amaia.

No contexto da conquista de Alcácer do Sal, D. Afonso Henriques (1112-1185) terá tomado a povoação aos mouros entre 1160 e 1166. Quando da demarcação do termo de Castelo Branco (1214), Marvão já se incluía em terras portuguesas. D. Sancho II (1223-1248) concedeu-lhe Carta de Foral (1226), visando manter esta sentinela avançada do território povoada e defendida diante das repetidas incursões oriundas de Castela à época.

Quando da Restauração da independência portuguesa, no contexto da guerra que se seguiu, as defesas de Marvão foram remodeladas, adaptadas aos avanços da artilharia da época. A primeira fase dessas obras desenvolveu-se entre 1640 e 1662 quando o abade D. João Dama empreendeu a reconstrução de um troço da muralha e barbacãs que se encontravam em ruínas, providenciou reparo nas portas do castelo e outros consertos necessários à conservação e defesa da vila. Ainda em obras, sofreu assalto por forças espanholas (1641 e 1648), batendo-se activamente com a praça vizinha de Valencia de Alcántara, até à conquista desta pelas forças de D. António Luís de Meneses (1644. Um relato de Nicolau de Langres, à época, informa que a guarnição de infantaria e de cavalaria portuguesa nesta fortificação eram oriundos de Castelo de Vide, contando Marvão com cerca de 400 habitantes

No século XIX, abrindo-se a Guerra Peninsular, foi ocupada por tropas francesas, libertando-se em 1808. Posteriormente, quando das Guerras Liberais, no episódio conhecido como Guerra da Patuleia, foi ocupada pelas forças liberais (12 de Dezembro de 1833), vindo a sofrer o assédio das tropas miguelistas no ano seguinte (1834).

O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional, por Decreto publicado em 4 de Julho de 1922. A intervenção do poder público, por iniciativa da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), iniciou-se em 1938, na forma de reparações, renovações, reconstruções, desinfestações, limpeza e pintura, repetindo-se até aos nossos dias. Desde então, com o apoio da Liga dos Amigos do Castelo de Marvão e da Câmara Municipal, este património vem sendo mantido em bom estado de conservação. Ao visitante são oferecidas visitas guiadas ao núcleo arqueológico de armaria nas dependências do castelo


Inscrito em região de grande diversidade natural, onde se encontra uma grande variedade de espécies raras e ameaçadas, o castelo foi conhecido como Ninho de Águias, devido a essa espécie que outrora nidificava no seu topo.
À época da
Inquisição, assim como Castelo de Vide, Marvão foi utilizada como um lugar de refúgio pelos judeus espanhóis, os chamados sefarditas.

12 comentários:

Anónimo disse...

ola boa noite colegas

Anónimo disse...

Parabéns para o Serrano pelo trabalho elaborado.Onosso blog ficou muito atrativo.Um beijo da colega Ludovina

Luís Costa disse...

Queria dar também os parabéns ao Serrano! Nota-se que houve o cuidado de enquadrar o blog da escola no concelho de Marvão, tanto ao nível histórico, como ao nível visual. O video está engraçado, gostei do promenor na parte final "Realizado por Serrano". O Joaquim de Almeida que se cuide, lol.
Abraço.

Ana Santos disse...

Muitos parabéns pelo trabalho realizado!!!
Nesta perspectiva Marvão fica ainda mais bonito :)

Continuação de bom trabalho

A professora Ana e Lídia prometam ajudar a dinamizar o vosso cantinho da net.

Jitos

Ana e Lídia

Pedro Vitorino disse...

Bom trabalho. Espero um dia voltar a Marvão e Santo António das Areias.
Parabéns

Pedro Vitorino

Orlanda disse...

Parabéns à turma pelo blog, em especial ao Sr. Serrano pelo seu trabalho.

Bom trabalho

giselia disse...

Foi com enorme prazer que vi e revi o nosso Marvão. Poderia ser levado em conta este filme e promover o nosso concelho. Seria um cartão de visita fantastico, digno de qualquer realizador. O promenor de ser de um marvanense a faze-lo ainda o torna mais belo, Marvão foi fotografado com o coraçao. Ao Serrano os meus sinceros parabens, continua a surpreender-nos, eu fico à espera de muito mais.

Vitor disse...

Parabéns Sr. Serrano, está espectacular. Muito bem realizado.
Fico à espera de uma montagem parecida sobre Santo António das Areias...
Um abraço,
Vitor.

Ângela disse...

Gostei da visita a Marvão! :)

Obrigado Serrano por me teres dado a possibilidade de conhecer a tua terra, Marvão. Muito linda!

Deste-me inspiração para fazer uma homenagem à mais bela ilha de Portugal:)Madeira, claro! :)

beijinhos

Ângela

nuno disse...

antes demais!!! parabens!!
é sempre bom ver a nossa terra natal enquando se esta longe!!
ao ver estas belas imagens de marvão fazem-nos relembrar muita coisa (falo por mim,lol)
ja agora um enorme beijo pra minha e mais bela,adorada,kerida,amiga e sempre o sera a minha MANA ESPERANÇA ,gostei imenso de te ver nessa foto .
ass:. nuno rosado _ fafe
ate a uma proxima!!!!

Skin disse...

Amigo Serrano,
Há-de chegar o dia k vou visitar aí a montanha !! eheheh
Mas nao te esqueças, enche a "garrafêra"!!!
Abraço e mt sucesso para ti e teus colegas.

púrpura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.